segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aula de 20/12/2010. Conteudo: Agricultura brasileira - Unidade 8/Capítulo 2/Pag. 544

Atividade 1- Cite alguns fatores que podem contribuir para o aumento das exportações brasileiras de produtos agrícolas. Cite outros que as dificultam.
-> contribuição: extensa área agricultável ainda improdutiva, condições naturais favoráveis, centros de pesquisa de ponta, formação de mão-de-obra qualificada e universidades e escolas técnicas.
dificuldade: altos custos e precariedades no setor de transportes, elevada cargta tributária, baixa disponibilidade de credito e financiamento, falta de incentivo a formação de cooperativas, etc.

Atividade 2-Explique o que é o Estatuto da Terra e qual o objetivo da sua criação.
-> Um conjunto de leis que possibilitou a realização de um censo agropecuário que fornecesse os dados estatísticos necessarios á elaboração de uma politica de reforma agraria.

 Atividade 3- Interprete a tabela da estrutura fundiária brasileira na página 539 e relacione-a com a questão da reforma agrária.
- Existe um grande número de terras(menos de 10 ha) com poucos proprietarios, e enquanto mais áreas habitadas, as terras vão se ajustando.

Atividade 4- Qual foi a importância do "rito sumário de desapropriação" e do aumento do Imposto Territorial Rural(ITR) para a realização da reforma agrária no Brasil?
- Possibilitam ao governo imprimir maior velocidade aos projetos de assentamento e uma reforma agrária por via fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário