segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aula de 20/12/2010. Conteudo: Agricultura brasileira - Unidade 8/Capítulo 2/Pag. 544

Atividade 1- Cite alguns fatores que podem contribuir para o aumento das exportações brasileiras de produtos agrícolas. Cite outros que as dificultam.
-> contribuição: extensa área agricultável ainda improdutiva, condições naturais favoráveis, centros de pesquisa de ponta, formação de mão-de-obra qualificada e universidades e escolas técnicas.
dificuldade: altos custos e precariedades no setor de transportes, elevada cargta tributária, baixa disponibilidade de credito e financiamento, falta de incentivo a formação de cooperativas, etc.

Atividade 2-Explique o que é o Estatuto da Terra e qual o objetivo da sua criação.
-> Um conjunto de leis que possibilitou a realização de um censo agropecuário que fornecesse os dados estatísticos necessarios á elaboração de uma politica de reforma agraria.

 Atividade 3- Interprete a tabela da estrutura fundiária brasileira na página 539 e relacione-a com a questão da reforma agrária.
- Existe um grande número de terras(menos de 10 ha) com poucos proprietarios, e enquanto mais áreas habitadas, as terras vão se ajustando.

Atividade 4- Qual foi a importância do "rito sumário de desapropriação" e do aumento do Imposto Territorial Rural(ITR) para a realização da reforma agrária no Brasil?
- Possibilitam ao governo imprimir maior velocidade aos projetos de assentamento e uma reforma agrária por via fiscal.

Aula de 06/12/2010. Conteudo: Agricultura brasileira - Unidade 8/Capítulo 2/Pag. 536.

Atividade 1 - Comente a relação existente entre o crescimento do PIB em nosso país e o desenvolvimento da atividade agrícola brasileira.
 -> a agricultura brasileira atual é responsavel por cerca de 9% do PIB brasileiro; ela tem, assim, importante efeito multiplicador no crescimento do PIB e na pauta de exportações

Atividade 2 - Faça um comentário sobre a modernização agrícola no Brasil enfocando suas principais características como também suas consequencias.
 -> 20% da população trabalhavam em atividades agrícolas, entretanto a agropecuária era responsavel por apenas 9% do PIB; apesar da modernização verificada nas técnicas de produção em várias regiões, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e pobreza no campo. Outra consequência da modernização das técnicas é a completa subordinação da agropecuária ao capital industrial- alem da valorização das terras agricultaveis. 
  
Atividade 3 -  Explique detalhadamente o que é o Módulo rural e quais os fatores considerados na sua formulação.
->O conceito de modulo rural é derivado do conceito de propriedade familiar, e, sendo assim, é uma unidade de medida, expressa em hectares, que busca exprimir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica dos imóveis rurais e a forma e as condições do seu aproveitamento econômico. Definir propriedade familiar é fundamental para entender o significado de módulo rural. 
 
Atividade 4 - Como classificar um estabelecimento agrícola como sendo uma pequena, média ou grande propriedade? 
-> São consideradas pequenas as propriedades com até 4 módulos rurais, médias as de 4 a 15 módulos, e grandes as maiores de 15 módulos.

Atividade 5- Quais os principais fatos relativos à questão da reforma agrária no Brasil ocorridos a partir da Constituição de 1988? 
-> são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária: 
I. a pequena e media propriedade rural, assim definida em lei, desde que sue proprietario não possua outra; 
II. a propriedade produtiva.
A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo criterios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos;
I. aoriveitamento racional e adequado;
II. utilização adequada dos recursos naturais disponiveis e preservação do meio ambiente;
III. observância das disposições que regulam  as relações de trabalho;
IV.Exploração que favoreça o bem-estar dos proprietarios e dos trabalhadores.